Tens um minuto? Queria sair e resolver coisas "importantes"... A sensação era de que estava ali há horas e não havia passado sequer 1 minuto. 1 minuto focada em mim naquele dia foi "demais". Toda minha atenção estava voltada para o externo... 1 minuto era o tempo que eu não tinha para mim, para "ouvir" meu corpo... E você, tem um minutinho aí?? Claudia Godoy

“Ponha a saia mais leve, aquela de chita,

e passeie de mãos dadas com o ar.

Enfeite-se com margaridas e ternuras

e escove a alma com leves fricções de esperança.

De alma escovada e coração estouvado,

saia do quintal de si mesma e descubra o próprio jardim."

Carlos Drumond de Andrade

Recriando em sua lingua :)

Corajosos Viajantes - BEM VINDOS! Que sua estada por essas planicies, lhes desperte o desejo de voltar em breve... Obrigado por sua visita!!! (◕ ‿ ◕)

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"Algo em mim que eu nem suspeito amadurece mais um pouco." Marcelo Montenegro

25 de janeiro de 2011

Cuidando Bem de Mim...

CUIDAR E PRESERVAR O  MEIO AMBIENTE INTERNO - O INTERIOR DE CADA UM DE NÓS. * 
Imagem: Internet
A - Mudando os hábitos e o ritmo de vida

  1. Exercício físico diário (do tipo aeróbico, que aumenta a freqüência cardio-respiratória)
Ideal: caminhada, natação ou ciclismo ao acordar, por 1 hora.
Os exercícios físicos, quando feitos diariamente, aumentam a produção de betaendorfina e encefalinas, opiáceos naturais que dão sensação de bem-estar e disposição, combatem a dor, melhoram o aprendizado e o vigor.
  1. Sono ideal: 

Horário máximo para dormir: 22 horas. A parte mais nobre do sono acontece entre as 23:00 horas e 3:00 horas da manhã.
Horário máximo para acordar: 6 horas. Após esse horário aumenta o sono REM, que é o sono de sonhar, desvitalizador e depressivo.
Não dormir durante o dia ou aos finais de semana, pois esse sono, ao invés de descansar, cansa.
  1. 1 hora antes de dormir, evitar atividades excitantes (esportes, TV, telefonemas, discussões).
dar preferência a atividades relaxantes (música, relaxamento, etc.).
  1. À noite, quando mais escuro e silencioso o ambiente, melhor o sono.
Mas, logo pela manhã, a claridade é essencial.
  1. Exposição à luz solar no início da manhã ou final da tarde.
Promove aumento da produção de melatonina, substância reguladora do ciclo sono/vigília e do humor humano.
  1. Repouso de 40 minutos após o almoço:
Para quebrar o ciclo bifásico sono/vigília.
  1. Banho:
Morno a frio pela manhã, promovendo melhoria no despertar pelo choque térmico, Quente à noite, pois provoca vasodilatação, ajudando a relaxar e facilitando a conciliação do sono.
  1. Evitar muita exposição à ambientação artificial (ar condicionado, carpetes, vidro fumê, luz diurna artificial, etc.)
Comprovou-se que esse tipo de ambiente provoca desgaste físico e psicológico, irritação, problemas alérgicos, infecções das vias aéreas, dor de cabeça, stress e até depressão.
  1. Telefone celular
Usá-lo com parcimônia. Seus efeitos sobre o corpo humano ainda são controversos e o uso excessivo pode causar vício e stress.
  1. Beber, no mínimo, 2 litros de água por dia, evitando a desidratação celular, que provoca stress em nível cerebral.
  2. Manter o ritmo de vida
Procurar almoçar, dormir, acordar e trabalhar em horários semelhantes. O cérebro adora ritmo e harmonia, para melhor se adaptar ao meio-ambiente.
  1. Evitar ambientes barulhentos, fechados, com excesso de estímulos visuais ou sonoros, principalmente à noite.
  2. Aos jovens, recomenda-se não trocar o dia pela noite - principalmente fins de semana.
Uma noite em claro requer 7 dias para resgatar o fuso horário.
Se forem duas noites (sexta a sábado, por exemplo), simplesmente haverá quebra do fuso horário - equivale a ir para Tóquio e voltar no dia seguinte. Isso ocasiona mau-humor, dificuldade de aprendizado, irritação, agressividade, etc...
  1. Evitar excesso de informações: TV, jornais, revistas, rádio, etc.
O excesso de estímulo fotoelétrico, provocado por grande exposição às telas, é excitante e causa stress cerebral.
A ênfase negativista das informações pode causar vício em informações.
Ler mais de dois jornais ou assistir a mais de dois telejornais por dia aumenta a irritabilidade e a agressividade.
  1. Após as 18 horas, evitar jantar, ingerir alimentos pesados, carnes vermelhas, frituras, etc:
Prejudicam o aprofundamento e as fases do sono, causam pesadelos, fazendo com que o sono seja insatisfatório.
Após esse horário, dar preferência para lanches leves, sopas, massas, etc.
  1. Uso diário de vitamina C (2 g/dia - ex.: Cebion, Redoxon ou suco de laranja e acerola) e vitamina E (400 mg/dia - ex.: Ephynal ou vitaminas E 400 importadas), após exercícios físicos.
 B. Combatendo os vícios e a poluição interna

1.     Uso freqüente de folhas verdes, como couve, alface e outras.
Elas contêm o Tryptofano, substância fundamental para a produção de serotonina - neurotransmissor cerebral que regula humor, pensamento e ação.
  1. Evitar alimentos do tipo guaraná em pó, ginseng, catuaba:
São excitantes e interferem na qualidade do sono. Apesar de aumentarem a vitalidade, desencadeiam quadros ansiosos e depressivos.
  1. Não usar anfetaminas (remédios para emagrecer)
Provocam irritabilidade, insônia, agressividade e depressão. Mesmo a espirulina, usada em fórmulas homeopáticas, é depressora para algumas pessoas.
  1. Não usar bebidas alcoólicas, principalmente no início do tratamento com antidepressivos!
Após essa fase, no máximo uma vez por semana e, de preferência, fermentados (cerveja, vinho, champanhe).
Mas o ideal é não beber! Após o efeito excitante e desinibidor, a bebida alcoólica produz depressão em nível bioquímico cerebral.
Intervalo de uma semana entre uso de bebidas permite o reajuste das funções bioelétricas e bioquímicas do cérebro.
  1. Não fumar
Além dos prejuízos pulmonares e cardiovasculares, a nicotina está ligada a alterações de humor, tais como ansiedade e depressão.
  1. Eliminar cafeína
Café, refrigerantes em geral (principalmente do tipo cola), chocolates e derivados do cacau, chá-mate ou preto.
A cafeína provoca hiperativiade cerebral, altera as fases do sono, causa irritabilidade e stress.

 C. Buscando o prazer

1.     Ter maior disponibilidade de tempo para relacionamentos familiares e sociais.
  1. Busca de atividades profissionais, esportivas, encontros e reuniões que constituam momentos de PRAZER, que é o combustível da vida.
Relaxamento é fundamental.
  1. Buscar ambientes abertos para descanso (praças, paisagens onde existam mata, montanha, rio, mar, lagoa, etc.).
Ambientes fechados e atividades em apartamentos (TV, computador, vídeo games, sons altos) são estressantes e viciam (tecnofilia).
  1. Investir em lazer nos finais de semana, férias, feriados.
Sair da rotina casa/trabalho como meio de resgatar a tranqüilidade. Lazer é fundamental e se faz com criatividade, buscando novidades.
Para as férias o tempo mínimo é de 21 dias - 15 dias não são suficientes para descansar, pois não há quebra do ciclo de trabalho e já ocorrem preocupações com o retorno. Por outro lado, o tempo máximo para as férias é de 45 dias - com mais de 6 semanas, perde-se o ritmo anterior de trabalho e há a possibilidade de aversão ao retorno.
  1. Investir em hobbies, como costura, pintura, jardinagem ou dança.
Desviar o pensamento de preocupações rotineiras melhora o relaxamento, equivalendo a uma terapia ocupacional.
  1. Priorizar relações afetivas e sociais
  2. Leitura não ligada a temas do cotidiano ou profissionais -A leitura desvia a atenção dos temas preocupantes e ruminantes do dia-a-dia para fantasias e situações novas, emocionantes e enriquecedoras.

Eduardo Aquino - *Orientações para a Prevenção do Estresse e da Depressão - é psiquiatra e neurocientista formado pela UFMG. É membro da Associação Americana de Neurofisiologia Cerebral e da Academia de Psiquiatria de Nova York. Como ecologista é membro fundador da VIVANATURA – Associação Natureza Viva. É autor do livro “Bem Vindo a Vida”, atualmente em sua 7° edição. Em 1996 publicou “O que os jovens gostariam de saber e os adultos têm dificuldade de responder” e “Pequeno Manual de Sobrevivência na Selva das Grandes Cidades”

SEJA FELIZ !!! ;)

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Ouse caminhar por entre templos de infinitas portas; Olhe, Desvende, Descubra, Encontre, Surpreenda-se e seja Feliz!

You understand what Im saying?
We come to love not by finding a perfect person, but learning to love an imperfect person perfectly.

Sua presença, aqui, trouxe mais Luz.

OBRIGADA!
Thanks!
Gracias!
Merci!
Grazie!

Volte Sempre!
Madre DelAlma

Sabedoria

Quando a Terra e as leis da Natureza Cósmica e Terrena foram criadas, os anciões da sabedoria fizeram uma roda e as narraram diante de uma fogueira, de modo que todo o fogo gravou na memória todas as leis e o calor da sabedoria dos anciões. Por isso, quando uma fogueira se ascender e um círculo de pessoas se unir em torno do fogo, as leis serão aprendidas novamente no coração humano". Kaká Werá Jecupé, em A Terra dos Mil Povos

Criando palavras

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Vamos cuidar juntos?

Somos parte da Terra e ela é parte de nós...Portanto, cabe a nós fazer nossa tarefa de bem cuidar. Separando corretamente o lixo traremos benefícios a curto, médio e longo prazo. Panse nisso!!!

Folclore

Essa dança é do sudoeste da China, do conselho de Yunnan e Sichuan. Trata-se de uma nacionalidade minoritária, Li Su. Buliyate dança folclórica. Pés alternando passo Yuko, minério bruto e de dança criativa ainda, executar brilhante e vistoso, pular para o lado inferior do corpo passo ou outro componente de várias ações. Movimentos do corpo superior estão em pé, e as pessoas por trás do punho, as pessoas de mãos dadas, dançando ao redor do círculo. Adagio lírica dança suave, agilidade dança alegre, saltando e forte. Simples e sincero, com as cores antigas, sensação de calor forte. 'Circle' significa 'vida' em Li Su. Você pode até quebrar o círculo, mas você ainda continuará sendo parte desse círculo.

NÃO FIQUE CALADA - DENUNCIE - 180

A Central de Atendimento à Mulher - Ligue 180 é um serviço que foi implantado em 2005 pela SPM (Secretaria Especial de Políticas para as Mulheres). Trata-se de uma central de atendimento telefônico que funciona ininterruptamente, inclusive finais de semana e feriados. A ligação é gratuita e pode ser feita a partir de qualquer local do país.

Cuidado com o que seu filho anda vendo...

Cuidado com o que seu filho anda vendo...
Quanto menos horas em frente a televisão - além de dar o exemplo - é mais tempo que poderá passar com o seu filho a praticar esportes, ler, ouvir música, conversar ou simplesmente brincar…Pense nisso!

Dançar

"Não se trata de esperar que a tempestade passe. Trata-se de aprender a dançar à chuva." Anonimo

Quem ama. Cuida!

"Não me interessa nenhuma religião cujos princípios não melhoram nem tomam em consideração as condições dos animais." (Abraham Lincoln)

MÃE TERRA – DEUSA MÃE

“Envenenar a Terra, é o mesmo que envenenar a Placenta, que está alimentando teu filho”.
Terra, Divina Mãe, que gera todos os seres e cria todas as coisas, cuja influência desperta, acalenta e adormece a natureza. Mãe que fornece a nutrição da vida e a protege com um abraço sustentador. Mãe amorosa que recebe o corpo do homem quando o seu espírito se afasta, chamada com razão a Grande Mãe, fonte de poder de deuses e mortais, indispensável para tudo o que nasce ou morre. Senhora, Mãe , Deusa eu A reverencio e invoco Seu sagrado nome para abençoar a minha vida, lhe agradeço pelas dádivas e por me receber no fim da minha jornada! Prece inglesa do século XII

PEDOFILIA: NÃO!

Pelo telefone disque 100 - DENUNCIE! "Pais e filhos, inconscientes dos perigos da rede são presas fáceis de pedófilos. Uma criança ingenuamente não identifica um adulto se passando por um amiguinho da mesma idade. Uma dica é: Retirar o computador do quarto da criança, colocar em local onde possa estar vigiando sempre. Olhe sempre o histórico de navegação antes de fechar o computador para saber os passos que seu filho deu dentro da web. Computador no quarto também é veículo para o tráfico da pornografia infantil." PENSE NISSO!!!

ESTRELAS DESAPARECIDAS

"AS ESTRELAS SÃO SUAS, SE VOCÊ TIVER A MENTE, AS MÃOS E O CORAÇÃO PARA ELAS" Ray Bradbury "Em certas ocasiões nossa própria luz quase se apaga e é reacendida pela faísca de alguma outra pessoa. Cada um de nós tem motivo para pensar com muita gratidão nos que acenderam a chama dentro de nós". Albert Schweitzer

Nossa Madre

QUE HAJA PAZ NA TERRA! QUE A PAZ COMECE EM MIM! "Para deixar um planeta melhor para nossos filhos, basta deixar filhos melhores para nosso planeta".

Eu Respeito o AMOR. E você?

"Quando eu estava no exército, me deram uma medalha por matar dois homens e me dispensaram por amar um" Leonard P. Matlovich

Voando

"Sem espaço entre eles, os dedos como minhas tranças de quinze anos. Eu, avó de minha mãe, voei ficando." Carpinejar

EU DANÇO...Porque...

Voar sempre cansa, por isso, caminho em passos de dança. É assim que meus sentidos se encontram em comunhão com o universo onde a natureza é meu lar, meu refúgio, pertenço a ela... Faço parte dela!
"Os antigos sábios consideravam que movimento é sinônimo de vida. Não se pode escrever sobre dança. É preciso dançar."Paulo Coelho
(◡ ‿ ◡) -Tecendo sonhos resgatamos memórias, nos movimentos entrelaçados reconstruimos vidas recontando histórias. Livres em nossa imaginação e livres no contar/viver nossas histórias, vamos trançando na memória, a nossa eternidade. O que propomos com nosso trabalho é um exercício de imortalidade. De alguma forma, continuamos a viver naqueles, cujos corpos reaprenderam a ver e sentir o mundo, através dos movimentos das Danças Circulares e da auto-descoberta.

Como a água contorno obstáculos, transbordo, me desdobro ou evaporo. Posso levar o tempo que precisar, mas sei exatamente, onde quero chegar. Sou Mulher que dança, tece e trança, e não tem medo de recomeçar. Se escrever errado, por favor, não me corrija. É minha alma falando...Ela é parte de minha inspiração. Ela também respira, (Clarice me ensinou). Diferente dela, para mim, escrever é um ato de amor... "Sou meus Pais, Sou meus Amigos, Sou as Experiências que vivi e Sou um pouco de Mim Mesmo" (provérbio Budista)

E assim Renascer

Trilhar as estradas que eu não trilhei Romper as portas trancadas por mim E assim minhas mãos saberão dos meus pés… E assim, renascer, E assim renascer. (Altay Veloso)