Imagem: Internet |
A influência dos sentimentos e emoções sobre a saúde física nunca foi tão pesquisada. A medicina psicossomática deixou de ser um ramo de segunda classe. Essa postura vem das frequentes e principais reclamações:
- Dor no peito
- Fadiga
- Dor de cabeça
- Dor nas costas
- Falta de ar
- Insônia
- Dor abdominal
A Pressão da vida atual tem nos cobrado um preço muito alto...As emoções podem se manifestar em respostas somáticas no eixo - Hipotálamo -Hipófise-Supra-renal. E quando isso acontece, altera-se a sintonia entre o cérebro e os sistemas endócrino e imunológico, levando a desencadear uma série de problemas em sua saúde física.
É muito comum, hoje, que ao demonstrar algum desconforto físico você venha a escutar que está "somatizando". Mas o que vem a ser somatização? É um processo em que distúrbios de origem psíquica, emocional se refletem em mal-estar apresentando ou não uma causa orgânica.
Atualmente a medicina tem dado um valor maior às queixas apresentadas pelos pacientes, e isso, tem sido um fator positivo, pois os profissionais da saúde tem tido uma preocupação maior com as doenças consideradas psicossomáticas. Hoje o profissional se atém mais em descobrir a causa e não somente inibir a sintomatologia, o que o leva a escutar mais - Como dizia Maimônides médico mouro do século XII: "Uma consulta deve durar uma hora. Durante dez minutos ausculte os órgãos do paciente. Nos cinquenta minutos restantes, sonde-lhe a alma." Atualmente a medicina ocidental tem se mostrado aberta a novos paradigmas e dessa forma revê dogmas de que sintomas sejam só originados de problemas físicos descritos cientificamente.
Somatização é uma palavra usada, hoje, especificamente para doenças identificáveis através de exames, desencadeadas por uma grande carga emocional. Algumas doenças têm uma forte fonte de somatização como é o caso de úlceras, fibromialgia, gastrite, alegrias e herpes, principalmente. E os fatores que geram a maior deflagração de comportamentos somáticos são as situações de estresse decorrente de um luto, perda de emprego ou uma separação seja conjugal ou não.
Por isso a necessidade de se ter um diagnóstico feito através de um profissional confiável. Portanto, para nos proteger, devemos entender e expressar nossas emoções. Esse ainda é o melhor caminho para uma qualidade de vida melhor.
Algumas dicas para enfrentar melhor os sintomas e assim trazer o alívio para o sofrimento emergente é:
- Meditação - Por meio dela se controla a pressão criando-se uma forma de controlar a ansiedade.
- Terapias cognitivo-comportamentais - Através desse método o paciente aprenderá a ter um controle sobre seus sintomas. Aprendendo a lidar com as reações que levam o corpo a dar sinais físicos como taquicardia, tontura ou falta de ar. Nesse caso a Terapia Breve é muito eficaz por trazer respostas rápidas no processo.
- Danças Circulares - Ajuda na ansiedade, coordenação motora, equilíbrio, concentração, lateralidades, foco, acalma. Também apresentam ótimos resultados contra a síndrome do pânico, depressão e outros problemas emocionais.
Por mais que se tenham depoimentos de pacientes que tentam retratar seu sofrimento interior, um me marcou profundamente. O relato de uma paciente depressiva que disse: "Minha vida se tornou uma tela em preto e branco". Você já se imaginou vivendo um mundo em preto e branco?
Buscar ajuda, tentar entender seu sofrimento tanto no aspecto físico, como psíquico, e emocional, é ainda o melhor caminho...E esse caminho, só se consegue, através de ajuda. Jamais tenha medo ou vergonha do que sente, pois quanto mais cedo é feito esse diagnóstico, melhor e mais rápida será a resposta ao tratamento. Com a orientação de um bom profissional você terá diversas alternativas de tratamento. Cada pessoa reage de uma maneira... O que não pode acontecer, é a pessoa por medo, vergonha ou preconceito, deixar de buscar ajuda.
BOA SAÚDE! VIVA FELIZ!
VOCÊ MERECE!
Stella Marcia Petrazzini
Psicológa
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Ouse caminhar por entre templos de infinitas portas; Olhe, Desvende, Descubra, Encontre, Surpreenda-se e seja Feliz!
You understand what Im saying?
We come to love not by finding a perfect person, but learning to love an imperfect person perfectly.
Sua presença, aqui, trouxe mais Luz.
OBRIGADA!
Thanks!
Gracias!
Merci!
Grazie!
Volte Sempre!
Madre DelAlma