As Danças Circulares são danças de diversas regiões do mundo, podendo ser celebrativas, energizantes, meditativas e introspectivas.
Segundo Wosien (1996):
A dança de roda, como é transmitida até hoje no folclore, é uma riqueza cultural das mais antigas do ocidente. Até os primeiros séculos da era cristã estava inserida nas praticas religiosas e na vida em comunidade; à margem da história cultural e espiritual, ela se manteve viva até os tempos modernos. Esta tradição, em sua grande multiplicidade, permite, ainda hoje, uma oferta inesgotável para os esforços na vida religiosa e na prática pedagógica e terapêutica, de encontrar as bases de uma comunhão plena de sentido. (WOSIEN 1996, p.8) De acordo com Laban (1985) apud Pregnolatto (2004), "A dança é o exercício da vida vista e praticada e nos conecta com a fonte de existência".
Segundo Francês e Jefferies (2004), "dançar de mãos dadas na roda é alcançar as profundezas do ser onde está o saber infinito, a sabedoria sem limites".
Ciranda de Mulheres
Em tempo antigos, onde não existiam psicólogas e nem médicas; as mulheres se reuniam em uma grande tenda e compartilhavam vivências, receitas medicinais, discutiam, analisavam, apoiavam uma as outras; suas experiências de vidas eram suas "armas" para conseguir sobreviver , a consagração final eram sempre regada a muita música e dança!
Benefícios Terapêuticos
A dança é uma excelente terapia. A mulher e o homem passam por um processo de descobrimento ou de resgate da suas essências, melhorando sua auto-estima. Todo e qualquer movimento, antes não percebido, passa a ser revelado. É um processo de autoconhecimento através desse movimento circular.
As mulheres vem dançando desde de sua existência, lucy (a primata) , quando se movimentava, pulava e gritava, já realizava movimentos que podemos chamar de dança .
A mulher e o Homem não precisam perder sua essência para serem aceitos pela sociedade, ao contrário, a partir da aceitação de si mesmo ganham força, afirmação e equilíbrio.
Beijinhos dançantes :)
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Ouse caminhar por entre templos de infinitas portas; Olhe, Desvende, Descubra, Encontre, Surpreenda-se e seja Feliz!
You understand what Im saying?
We come to love not by finding a perfect person, but learning to love an imperfect person perfectly.
Sua presença, aqui, trouxe mais Luz.
OBRIGADA!
Thanks!
Gracias!
Merci!
Grazie!
Volte Sempre!
Madre DelAlma