Existem hábitos e atitudes que o tempo não pode, e não deve, mudar...Que bom! Estamos sempre reaprendendo, até mesmo, com as crianças. Dar o exemplo é ainda, a melhor forma de educar...
![]() |
Imagem: Internet |
“Umuntu ngumuntu nagabantu” “uma pessoa é uma pessoa por causa das outras pessoas”.Ditado sul africano da tribo Ubuntu
A Jornalista e filósofa Lia Diskin no Festival Mundial da Paz em Florianópolis (SC - 2006) nos presenteou com um caso de uma tribo na África chamada Ubuntu. Ela contou que um antropólogo estava estudando os usos e costumes da tribo e, quando terminou seu trabalho, teve que esperar pelo transporte que o levaria até o aeroporto de volta pra casa. Sobrava muito tempo, mas ele não queria catequizar os membros da tribo então, propôs uma brincadeira pras criançasque achou ser inofensiva.
Comprou uma porção de doces e guloseimas na cidade, botou tudo num cesto bem bonito com laço de fita e tudo e colocou debaixo de uma árvore. Aí elechamou as crianças e combinou que quando ele dissesse "já!", elas deveriamsair correndo até o cesto e a que chegasse primeiro ganharia todos os docesque estavam lá dentro.
As crianças se posicionaram na linha demarcatória que ele desenhou no chão e esperaram pelo sinal combinado. Quando ele disse "Já!" instantaneamentetodas as crianças se deram as mãos e saíram correndo em direção à árvore como cesto. Chegando lá, começaram a distribuir os doces entre si e a comeremfelizes.
O antropólogo foi ao encontro delas e perguntou porque elas tinham ido todas juntas se uma só poderia ficar com tudo que havia no cesto e, assim, ganharmuito mais doces. Elas simplesmente responderam: "Ubuntu, tio. Como uma denós poderia ficar feliz se todas as outras estivessem tristes?"
Ele ficou surpreso. Meses e meses trabalhando nisso, estudando a tribo e ainda não havia compreendido, de verdade, a essência daquele povo. Ou jamais teriaproposto uma competição, certo?
“Umuntu ngumuntu nagabantu”
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Ouse caminhar por entre templos de infinitas portas; Olhe, Desvende, Descubra, Encontre, Surpreenda-se e seja Feliz!
You understand what Im saying?
We come to love not by finding a perfect person, but learning to love an imperfect person perfectly.
Sua presença, aqui, trouxe mais Luz.
OBRIGADA!
Thanks!
Gracias!
Merci!
Grazie!
Volte Sempre!
Madre DelAlma